O dossiê Cultura material da ciência ibero-americana, publicado na terceira edição do ano da revista História Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 29, n. 3, jul-set/2022), resultou da colaboração e do intercâmbio de ideias proporcionado no simpósio “Culturas visuais, materiais e sensoriais da ciência”, realizado entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2020 em Bolonha, Itália, como parte da 9ª Conferência da Sociedade Europeia para a História da Ciência.
Fortalecer uma rede de pesquisadores regionais que, no campo da história da ciência, mergulham na produção, circulação e intercâmbio de coleções, artefatos e saberes em gabinetes, museus, jardins, instituições de ensino e pesquisa científica da América Latina e da Península Ibérica é o objetivo deste dossiê, segundo as editoras-convidadas Carolina Valenzuela (Instituto Iberoamericano de Desenvolvimento Sustentável / Universidade Autônoma do Chile) e Maria Gabriela Mayoni (Museu de Farmacobotânica / Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires).
“Consideramos que o olhar colaborativo no espaço ibero-americano é essencial para compreender o desenvolvimento da ciência, suas conexões globais e também o aprendizado científico que está conectado com propostas comuns para o ensino de ciências durante o final do século XIX e a primeira metade do XX”, explicam as editoras-convidadas.