Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Responsável: Kelly Ludkiewicz Alves
Linha de Pesquisa: O rádio como técnica e artefato na educação popular e de adultos (1930 – 1979).

A pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre como o rádio tornou-se uma inovação tecnológica empregada para a difusão de conteúdos educativos, formais e não formais,  compreendendo o emprego do rádio na educação diante de suas habilidades técnicas e das representações que lhe foram atribuídas como meio de comunicação. Analisamos os discursos e as propostas em defesa de sua utilização na educação, a partir da década de 1930 até 1979, para identificar discursos e práticas que transformaram o uso do rádio na educação em um espaço de atuação social e de formação. No projeto são mapeadas e catalogadas fontes relativas à temática, em especial, artigos da imprensa especializada, manuais e publicações. Em nossa agenda de pesquisa damos especial atenção para as experiências realizadas no estado da Bahia (Brasil), a partir do projeto “História e memória da radioeducação na Bahia (1930-1989): o rádio como
veículo de educação” (Edital PROPICI/UFBA 01/2022–PIBIC). A realização de um esforço de mapeamento histórico e de divulgação dos acervos encontrados visa contribuir para fomentar pesquisas em torno de distintas temáticas, para a preservação das fontes, bem como, contribuir quanto às potencialidades da radioeducação no contemporâneo.

A equipe é composta por pesquisadoras, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estamos integrados ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC-FACED) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e História da Educação (MEHED-FACED).

Projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES/PRINT), e desenvolvido por meio de pesquisa pós-doutoral no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC-Espanha).

Link de acesso: https://blog.ufba.br/historiaradioedu/