Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Responsável: Maria Cristina Ferreira dos Santos
Linha de Pesquisa: 1) Reformas e formação docente em ciências e biologia: uma análise socio-histórica de cursos de licenciatura no estado do Rio de Janeiro.
Os cursos de formação de professores e as disciplinas acadêmicas demandam estudos históricos que recuperem a sua trajetória e questionem as formas como se constituíram e relações com as ciências de referência e esferas sociais em perspectiva socio-histórica. A pesquisa tem como objetivos investigar mudanças e continuidades em currículos de cursos de Licenciatura em Ciências e Ciências Biológicas de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro nas décadas de 1970 a 2010 e refletir sobre a formação docente para o ensino de Ciências e Biologia nessa instituição, relacionando-a ao contexto educacional nacional e internacional. A pesquisa terá abordagem qualitativa com análise documental, tomando como principais fontes: processos de reformulação curricular, ementas de disciplinas e legislação. A partir da perspectiva de que fatores sociais, culturais e políticos interferem na construção curricular, a pesquisa focaliza na análise de finalidades, disciplinas e conhecimentos legitimados nos cursos de formação de professores de Ciências e Biologia, considerando elementos internos e externos, como reformas educacionais, as ciências de referência e o papel dos professores na produção curricular. Espera-se contribuir com reflexões sobre percursos históricos dos cursos de licenciatura em Ciências e Biologia e elementos que influenciaram na sua construção.
2) Livros didáticos e as disciplinas escolares Ciências e Biologia.
As disciplinas escolares demandam estudos históricos que recuperem a sua trajetória e questionem as formas como se constituíram e os laços que as prendem às ciências de referência e esferas sociais. O projeto se apoia em referenciais teórico-metodológicos da história das disciplinas escolares. Apontamos como questões: como se constituíram as disciplinas Ciências, História Natural e Biologia no currículo do ensino normal e secundário no Brasil? Quais conhecimentos foram legitimados e qual foi o papel dos professores na produção disciplinar? O intuito é descrever e analisar processos de produção dessas disciplinas escolares, a partir do levantamento e análise de materiais empíricos diversos, tais como programas de ensino, legislação, livros didáticos, entre outros. Nesse projeto de pesquisa focalizam-se as disciplinas Ciências e Biologia, os conhecimentos, as perspectivas pedagógicas e a materialidade no currículo.